28/04/2017

09:35

Ministério da Agricultura apresenta avaliação do Programa Mais Leite Saudável

Fonte: Apil/RS

Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 27 de abril, na Superintendência Federal da Agricultura no Rio Grande do Sul (SFA/RS), representantes do Ministério da Agricultura (Mapa) apresentaram uma avaliação do Programa Mais Leite Saudável. Nas apresentações do encontro estiveram temas como o acompanhamento, controles e relatórios do programa, a elaboração de novos projetos e esclarecimentos sobre procedimentos a serem adotados nas conduções dos projetos.

O representante da SFA/RS, Roberto Lucena, apresentou as normas e legislações que permitem o andamento do projeto, que tem como linhas de ação o fornecimento de assistência técnica com foco em gestão da propriedade, capacitação de produtores e boas práticas agrícolas, programas de melhoramento genético e programas de educação sanitária na pecuária. Lucena também apresentou números do Rio Grande do Sul. De 51 projetos apresentados, 45 já foram aprovados e seis estão em análise, com 20 mil produtores atendidos e investimentos de R$ 32,66 milhões. “Queremos ampliar o atendimento aos produtores rurais. Nossa meta melhorar ainda mais a qualidade do leite”, observa.

Já Bruno Meireles Leite, representante do Ministério da Agricultura, em Brasília (DF), abordou os aspectos de acompanhamento dos projetos e quais os procedimentos que a indústria precisa ficar atenta para que possa não ter problemas durante a execução e conclusão. Reforça o papel da indústria no processo, que é responsável por protocolar no prazo de 30 dias, após publicação no Diário Oficial da União, junto a delegacia regional da Receita Federal de sua região os projetos. Lembra também que os participantes precisam comunicar as atualizações dos projetos de forma a manter o andamento do controle na execução. “A maneira de organizar e demonstrar o projeto é fundamental para a execução dos mesmos”, ressalta.

O programa encabeçado pelo Ministério da Agricultura, em parceria com o Sebrae, tem por objetivo promover a ascensão de 80 mil produtores de leite para a classe média rural por meio do alinhamento das políticas públicas para a melhoria da renda da produtividade, da qualidade do leite e da ampliação dos mercados interno e externo. Entre os eixos definidos estão assistência técnica, melhoramento genético, política agrícola, sanidade animal, qualidade do leite, marco regulatório e ampliação de mercados. A previsão de investimentos no país é de R$ 386,9 milhões.

Deixe seu comentário

Economia

seu orçamento está vazio