28/03/2017

10:39

Equipamento ajuda pequenos agricultores a economizar na irrigação

Fonte: Globo Rural

Um equipamento simples pode ajudar pequenos agricultores a conseguir uma boa economia na hora da irrigação.

Em Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, os agricultores Jovelina Fonseca e Luiz Paulo produzem, em 42 hectares, hortaliças e morangos orgânicos. Nas estufas, dona Jovelina mostra como vem economizando água. Ela instalou um sistema de acionamento automático de irrigação. “Eu achei de uma simplicidade e ao mesmo tempo de uma sofisticação. O que mais me encanta é saber que é um processo fisiológico, então é a planta que determina. A recomendação da literatura é que você molhe duas vezes por semana. E aqui, às vezes, passa semana inteirinha sem acionar”.

Para entender como funciona o equipamento, fomos até Seropédica, na Baixada Fluminense. Lá fica a fazendinha agroecológica, administrada pela Embrapa Agrobiologia, a Pesagro, Empresa de Pesquisa Agropecuária, e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Em uma área de 52 hectares, são desenvolvidas várias pesquisas visando a produção agroecológica.

O equipamento usado na propriedade de Jovelina é chamado de “acionador simplificado para irrigação”, também conhecido como “pinga”. Sua função é ligar e desligar automaticamente o sistema de irrigação. O dispositivo tem baixo custo e foi criado pelos professores da Universidade Federal Rural, Leonardo Médici e Daniel de Carvalho. “O sistema é acionado e desligado em resposta à umidade do solo e não há desperdício de água. A quantidade de água aplicada é, de fato, aquela que a planta de fato precisa”, explica Daniel.

Para montar o sensor são usadas três coisas: uma vela de filtro, uma peça de máquina de lavar louça (chamada de pressostato ou controlador de nível) e uma mangueira de nível de pedreiro, também fácil de encontrar. Procurando com calma, é possível encontrar esse material por R$ 25.

Além dessas três peças, o agricultor também vai precisar de alicate, fita veda-rosca, uma cola de colagem rápida, um pedaço de manta bidim para montagem em solos úmidos e um pedacinho de uma mangueira menor para fazer a conexão no pressostato. A montagem começa com uma adaptação na vela do filtro.

Deixe seu comentário

Economia

seu orçamento está vazio